Sumário
O tratamento do diabetes correto e específico para você é fundamental para manter um bom controle glicêmico, sem abrir mão de tudo o que você ama, e poder se ver livre das tão temidas complicações do Diabetes.
Muitas pessoas acreditam que para ter um bom controle do Diabetes basta tomar regularmente as medicações. Isto é um grande mito, visto que a medicação correta é apenas um dos pilares do tratamento do Diabetes.
Na verdade, para se obter um bom controle glicêmico, é necessário um conjunto de ações: Hábitos alimentares saudáveis, prática regular de atividade física, gerenciamento do stress, sono de qualidade, hidratação adequada, além das medicações corretamente indicadas para o seu caso e seu uso regular.
Qual médico devo consultar?
O Diabetes é uma doença que está rodeada de muitos mitos e desinformações. Estar com o profissional certo é essencial para que você tenha um bom cuidado.
É muito importante sempre se consultar com um médico que entenda sobre sua condição de saúde e que possa te direcionar para o tratamento mais adequado para você.
Dr Gabriel Cozza é Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Medicina pela Universidade de Lisboa (ULisboa) e possui Pós Graduação em Endocrinologia e Metabologia pela IBCMED.

Tratamento do Diabetes
Tratamento medicamentoso
O tratamento do diabetes com remédios é sempre o mais lembrado quando se pensa em cuidado com o Diabetes. Seja um tratamento com insulina ou com medicamentos de uso oral este é muitas vezes visto como o único ponto do controle da glicemia.
Existem diferentes classes de medicamentos de uso oral, cada um com sua especificidade e mecanismo de ação no corpo. E não se surpreenda se o seu tratamento for diferente de uma outra pessoa que também tem Diabetes, além dos diferentes tipos (tipo I, tipo II, LADA, MODY, entre outros), os estágios da doença também vão ter um impacto importante na estratégia escolhida.
Cada organismo apresenta necessidades especificas e, por isso, cada pessoa com Diabetes demanda um tratamento específico. Utilizando as diferentes classes de medicamentos podemos utilizar estratégias específicas para cada paciente e, assim, conseguir atingir nossas metas de cuidado com a glicemia.
Estar com um médico que entenda de Diabetes e que consiga prescrever a medicação mais adequada para o seu caso é essencial para obter bons resultados através do tratamento do diabetes.

Hábitos alimentares saudáveis
A alimentação é de extrema importância no tratamento do Diabetes, uma vez que a doença é justamente o funcionamento anormal do metabolismo do carboidrato. Independente do tipo de Diabetes, a alimentação terá um grande impacto no controle da glicemia e nos nossos resultados.
Realizar um acompanhamento nutricional com nutricionista especialista em Diabetes é fundamental para para atingirmos os resultados desejados. Muitas vezes, com a reeducação alimentar é possível até reduzir doses de medicação devido a melhora do controle.
É possível obter um bom controle do Diabetes sem abrir mão de tudo aquilo que você ama! Para isso, é necessário um bom acompanhamento.

Atividade física
Realizar atividades físicas de forma regular é primordial para se obter bons resultados no controle da glicemia durante o tratamento do diabetes.
Muitas vezes negligenciada devido a rotina do dia a dia, a atividade física promove um melhor funcionamento do corpo, melhorando o metabolismo e os níveis de açúcar no sangue. Pensando nisso, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a prática de atividades físicas de forma regular, com pelo menos 150 minutos semanais de atividades.
E o mais importante na hora de escolher uma atividade física é optar por aquela que mais te agrada. Não adianta iniciar uma atividade porque está na moda ou porque um conhecido também a pratica, se não for algo do seu agrado será muito difícil de ser seguido a longo prazo – ainda que se pague o plano anual logo no primeiro dia.

Gerenciamento do stress
O cuidado com o stress é de grande importância o tratamento do Diabetes. Pessoas com alto índices de estresse apresentam maior dificuldade no controle da glicemia devido a circulação de hormônios que elevam os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, pessoas estressadas cronicamente apresentam maiores dificuldades de seguirem com o plano alimentar proposto, muitas vezes descontando esse estresse na alimentação.
O manejo do estresse deve ser feito com uma estratégia multi fatorial também, desde a prática regular de atividades físicas, bem como acompanhamento psicológico e espaço para as atividades que te dão prazer – como praticar regularmente um hobby.

Sono
O sono de qualidade permite a recuperação do corpo após um dia cansativos e regenera as energias para iniciar um nova jornada.
Porém o sono com baixa qualidade cursa com aumento dos hormônios relacionados ao estresse, piorando nossa qualidade de vida, bem como dificultando o controle da glicemia.
Realizar uma boa higiene do sono – preparar o ambiente antes de dormir, evitar exposição a luzes brancas e fortes, evitar contato com telas, estar em um local calmo, realizar atividades que tranquilizem – promove uma maior qualidade na hora do sono e facilita para atingirmos as metas propostas para o tratamento do Diabetes.

Hidratação
A hidratação também é um fator que por muitas vezes é ignorado devido a rotina. Nos esquecemos constantemente de beber água regularmente e só nos chama atenção quando já apresentamos sinais e sintomas inicias de desidratação – sede e urina mais escura.
Para evitar ficar muitas horas sem beber água, uma boa estratégia é manter sempre com você uma garrafa d’água de forma que sempre que olhar para ela vai se lembrar de beber um pouco, se mantendo assim constantemente hidratado.
A desidratação gera um estresse metabólico que culmina na elevação da glicemia e em um controle mais complicado da mesma, atrapalhando o tratamento do diabetes.

O Diabetes
Diabetes é uma doença que é impactada por diferentes aspectos do nosso corpo e da nossa rotina, mas com o acompanhamento correto e especifico para você é possível obter bons resultados, melhorando os níveis de glicemia e a qualidade de vida, diminuindo os riscos de complicações da doença sem abrir mão de tudo aquilo que te da prazer.
O tratamento do diabetes deve ser específico para cada pessoa, ainda que certos hábitos sejam positivos.
Leia também:
Fonte: https://diretriz.diabetes.org.br/manejo-da-terapia-antidiabetica-no-dm2/